O nosso dia a dia pode ser uma autêntica correria, mas a organização é, muitas vezes, uma questão de hábito. Além de fundamental, é algo essencial para manter o stress longe e aproveitar o seu tempo de forma mais prática e simples. Conheça as nossas dicas de como manter cada divisão arrumada, de forma a aproveitar a vida e os pequenos momentos:

Seja realista

Não precisa de criar listas complexas de arrumação, seja realista e não se sinta culpado se não conseguir cumprir todas as tarefas que tinha estipulado para aquele dia. Se for cumprindo as pequenas tarefas, como lavar a louça ou fazer a cama, brevemente verá que se torna um hábito.

Mantenha os armários e gavetas arrumados

Organize o seu guarda-roupa e gavetas. Não é por não estarem à vista que devem ser desvalorizadas. Organize as pequenas peças e objetos em diferentes caixas e de cores diferentes. E a roupa? Essa pode sempre organizar por cores. Quem sabe não lhe dará outro ânimo, ao abrir o seu roupeiro?

Na sua sala…

Deixe-a com espaço! Não precisa de preencher cada um dos espaços com novos móveis ou objetos. Ter espaço livre irá garantir-lhe mais espaço para circular, e trazer-lhe um novo sentimento de tranquilidade e paz, capaz de estimular a criatividade. E, uma nova cor numa parede…lhe dará mais animo.

Os seus hobbies não precisam de criar o caos

Ler é um dos seus hobbies preferidos? Separe jornais, revistas e livros. Não os deixe na sua mesa, no centro da sala! Adquira estantes práticas e versáteis para cada um dos objetos. O mesmo se aplica, caso seja um colecionador de filmes ou CDs.

Já na sua casa-de-banho…

Bancada livre, sempre! Não acumule cremes ou produtos de higiene, experimente utilizar cestas para organizar todos esses itens que fazem parte da sua rotina. Poderá sempre dividi-los por partes do corpo, de forma a facilitar o seu dia a dia.

Divida tarefas e crie… Cronogramas de organização

Lembre-se… O mais importante é criar metas objetivas, claras e REALISTAS! De nada lhe serve sonhar que consegue arrumar toda a casa em 3 horas, muito pelo contrário. Só lhe causará momentos de ansiedade.

Pode por exemplo organizar o seu cronograma por: tarefas diárias (exemplo: lavar a louça…), tarefas semanais (como aspirar…), tarefas mensais (limpar vidros e janelas…) e tarefas semestrais (lavar cortinas…). E se tudo isto for distribuído entre dois ou três membros da família, tudo se torna mais fácil.

Pronto para arrumar?